"As únicas coisas novas são aquelas que foram esquecidas." (autor desconhecido)

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Cientistas descobrem dois buracos negros de tamanho jamais registrado

Uhnnnn!

(divulgação)


Cientistas descobrem dois buracos negros de tamanho jamais registrado
Redação SRZD | Ciência e Saúde | 05/12/2011 19h41

Foram descobertos dois buracos negros que podem ser os maiores já registrados até o momento, com um massa quase 10 bilhões de vezes superior à do Sol. A informação foi publicada nesta segunda-feira pela revista de pesquisas científicas "Nature".

A descoberta surpreendeu os pesquisadores, que estimavam o tamanho dos buracos negros a partir da área das enormes galáxias elípticas que os comportam, a cerca de 270 milhões de anos luz da Terra.

Os recém-descobertos buracos negros seriam capazes de absorver completamente uma região sete vezes maior do que todo o sistema solar, no que se caracteriza como seu "horizonte de fatos". Segundo especialistas, sua grandeza se deve ao fato de devorar estrelas, planetas e até pequenas galáxias inteiras, em um processo produzido por milhões de anos.

Até esta descoberta, o maior buraco negro conhecido tinha uma massa de apenas 6,3 bilhões de massas solares.

O processo avaliado sugere que os motivos que formam buracos negros em galaxias maiores podem ser diferentes dos apontados para as menores, segundo informaram os responsáveis do estudo, que são da Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos. Para eles, todas as galáxias com componente esferoidal, de baixa luminosidade, devem comportar buracos negros gigantes.

Levando em conta que a luz e o brilho são essenciais para os equipamentos de monitoramento espacial identifique estruturas, as dificuldades em se detectar buracos negros são muito grandes já que sua forte gravidade e absorve por completo toda a luz e radiações que poderiam evidenciar sua presença.

Neste caso, os cientistas usaram o telescópio Gemini do Havaí, que conta com uma adaptação especial de lentes, permitindo maior efetividade ao detectar movimentos irregulares de estrelas que são absorvidas por buracos negros.

Fonte: SRZD


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário