"As únicas coisas novas são aquelas que foram esquecidas." (autor desconhecido)

Pesquisar neste blog

terça-feira, 25 de maio de 2010

Astrônomo amador descobre órbita secreta de nave militar americana

24/05/2010-16h16


DA EFE, EM TORONTO

Publicidade

Um astrônomo amador canadense descobriu a órbita de um projeto secreto das Forças Armadas americanas, o veículo de teste orbital (OTV, na sigla em inglês) "X-37B", lançado no dia 22 de abril.

Segundo a imprensa local, Kevin Fetter descobriu a rota do aparelho de forma acidental, enquanto analisava o espaço com seu telescópio para encontrar satélites fora de serviço.

Mas o telescópio de Fetter, que faz parte do grupo de astrônomos amadores Heavens-Above, captou durante alguns segundos o voo do "X-37B", uma nave de 5,5 toneladas colocado em órbita pelas Forças Armadas dos EUA sem que sua função tenha sido anunciada.

"Vi por sorte, porque estava apontando para área certa do céu", disse Fetter ao jornal canadense "The Globe and Mail".

A descoberta de Fetter revela que o "X-37B" orbita a 410 quilômetros da Terra e que completa uma volta ao planeta a cada 90 minutos.

A nave está em uma órbita de 40 graus, e não de 33 graus como foi especulado a princípio, o que a coloca em uma rota que passa sobre Afeganistão, Paquistão, Coreia do Norte e Iraque, entre outros países.

Especialistas consultados pelo jornal disseram que a órbita, utilizada normalmente por satélites espiões, é prova de que o "X-37B" está sendo utilizado em seu primeiro voo para tarefas de espionagem.



http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/739953-astronomo-amador-descobre-orbita-secreta-de-nave-militar-americana.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário