"As únicas coisas novas são aquelas que foram esquecidas." (autor desconhecido)

Pesquisar neste blog

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Conferência discute chances de encontrar vida fora da Terra

Editoria: Exploração Espacial
Terça-feira, 26 jan 2010 - 08h14


Conferência discute chances de encontrar vida fora da Terra


A renomada academia de ciências da Grã Bretanha, a Royal Society, iniciou nesta segunda-feira (25), uma conferência com pesquisadores de diversas partes do mundo para discutir as possibilidades e perspectivas de encontrar formas de vida extraterrestres.

Astrônomo Martin Ress

Para Martin Rees, que recebeu o título de Astrônomo Real em 1995 e é o atual presidente da Royal Society, a grande descoberta será vista como a maior do século XXI e vai alterar toda a nossa visão sobre a humanidade.

Rees afirma que o avanço tecnológico aumenta muito as nossas chances de encontrar vida fora da Terra. "A tecnologia avançou tanto que pela primeira vez nós podemos realmente ter a esperança realista de detectar planetas não maiores do que a Terra orbitando outras estrelas", afirma Rees.

"Poderemos saber se eles têm continentes e oceanos, descobrir que tipo de atmosfera tem. Apesar de ser um longo passo é um progresso tremendo ser capaz de ter algum tipo de imagem de outro planeta, semelhante à Terra, orbitando outra estrela", completa o astrônomo.

Para os cientistas da Nasa, por exemplo, a descoberta de um planeta do tamanho aproximado da Terra com a ajuda da tecnologia do telescópio Kepler, está muito próxima de acontecer. O número de descobertas dos chamados exoplanetas, ou planetas fora do nosso Sistema Solar, vem subindo surpreendentemente.

Rees segue o mesmo pensamento e acredita que o envio de telescópios ao espaço vai nos dar a resposta. "Desconfio que pode haver vida e inteligência lá fora em formas que não podemos imaginar. E poderia, claro, haver formas de inteligência aquém da capacidade humana", arrisca o astrônomo.

Foto: Astrônomo Martin Rees, presidente da Royal Society. Rees acredita que estamos muito perto de descobrir formas de vida fora da Terra.

Direitos Reservados
Ao utilizar este artigo, cite a fonte usando este link:
Fonte: Apolo11 - http://www.apolo11.com/invencoes_descobertas.php?posic=dat_20100126-082041.inc


Nenhum comentário:

Postar um comentário